segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A luta das Baterias

Tenho estado um pouco ocupado e o trabalho no aerogerador tem estado parado.

Construi uma nova torre, esta com 7 metros para usa-la como torre de teste antes de a enviar para o local definitivo. Brevemente farei um artigo sobre essa torre, posicionamento, esticadores, cabos de aço, ancoras etc etc.

A minha luta continua a ser o banco de baterias.
Neste momento já consegui duas usadas (estado - 80%) de 100AH por forma a receber carga do gerador.

Se tens em casa baterias estacionadas, então esta é uma tabela simples de verificação do estado das mesmas:



Uma bateria com 10Volts, é uma bateria morta.
Perfeito será manter as baterias sempre a 100%.
Em ultimo caso não se deve deixa-las baixar muito dos 50%.
Use um multimetro (vultimetro) para conferir as cargas e lembra-te que mesmo arrumadas, as baterias descaregam-se sozinhas!
Evitar a todo o custo a sulficação das placas.

Retirado do Wikipedia:
"Sulfation refers to the process whereby a lead-acid battery (such as a car battery) loses its ability to hold a charge after it is kept in a discharged state too long due to the crystallization of lead sulfate."
"Over time, lead sulfate converts to the more stable crystalline form, coating the battery's plates. Crystalline lead sulfate does not conduct electricity and cannot be converted back into lead and lead oxide under normal charging conditions. As batteries are "cycled" through numerous discharge and charge sequences, lead sulfate that forms during normal discharge is slowly converted to a very stable crystalline form. This process is known as sulfation."

As baterias novas são um roubo...
Se alguem conhecer uma "sucata" ou deposito de baterias que me seja permitido comprar as mesmas usadas aqui pelo norte, seria optimo.

Baterias de UPS tambem servem...mas serão necessarias um batalhão delas e preferencialmente devem estar todas no mesmo estado de funcionamento.

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